Ciclo de Música de Câmara «Algarve Music Series» regressa em outubro para sétima edição em Faro, com passagens por Tavira e Loulé.
O programa inclui concertos no Teatro Lethes, Club Farense, Igreja do Carmo, Igreja de São Pedro, Colégio de Nossa Senhora da Alto e Ginásio Clube de Faro, entre 4 e 22 de outubro.
O «Algarve Music Series», ciclo de música de câmara organizado pela violoncelista Isabel Vaz e pelo pianista Vasco Dantas, este ano com o apoio dos municípios de Faro e Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve e Associação Égide, regressa em outubro, naquela que será a sua maior edição de sempre (11 concertos), com a energia e elevada qualidade artística habituais.
O concerto «Routes», a 4 de outubro, às 21 horas, com entrada livre, na Igreja do Carmo, conta com a participação do Cologne Guitar Quartet, que apresenta música de Bach, Vivaldi, músicas tradicionais e muito mais.
No dia 5 de outubro, desta vez às 19 horas, no Teatro Lethes, «podemos escutar um dos mais promissores pianistas da atualidade» diz a organização. Em palco estará Congyu Wang, artista Steinway, que irá interpretar o primeiro concerto para piano de Chopin.
O intérprete será acompanhado por um quinteto de cordas, composto por Tim Brackman, Miguel Simões (violinos), Floor Le Coultre (viola), Mikhail Shumov (violoncelo) e Bruno Carneiro (contrabaixo).
No dia 6 de outubro, às 19 horas, será a vez do Projeto Sefarad – música sefardita, em arranjos para piano (Filipe Raposo) e coro (Coro ECCE), com direção de Paulo Lourenço.
A entrada é livre, mas carece de reserva através de email (algarvemusicseries@gmail.com).
A seguir, no dia 7 de outubro, o concerto será de entrada livre, na Igreja de São Pedro, às 21 horas.
O programa consiste nas míticas Variações Goldberg de Bach, num arranjo para trio de cordas. Os músicos serão Tim Brackman, Floor Le Coultre e Isabel Vaz.
Mais tarde, a 13 de outubro, o pianista Vasco Dantas apresenta-se no Club Farense, sob o mote «Da Água ao Vinho», num recital com degustação de vinhos do Douro – Vinhos Piano, Carlos Alonso.
O preço do bilhete é dez euros (oito euros para sócios do Club Farense).
É possível efetuar reservas através do endereço de email (clubfarense@gmail.com) por telefone (289824219).
Este recital será repetido na Quintinha da Música em Tavira, no dia 16 de outubro, às 16 horas.
A entrada tem o custo de 20 euros e incluem petiscos acompanhados de uma degustação de vinhos.
Depois, no dia 14 de outubro, também no Club Farense, Francisco Rita apresenta o recital de piano «Heróis do Mar, da Pintura à Música», com música composta pelo intérprete.
O concerto será comentado pelo próprio.
O preço do bilhete é oito euros (para o público em geral) e cinco para sócios do Club Farense.
As reservas podem ser pedidas através de email (clubfarense@gmail.com) ou telefone (289824219).
O artista plástico Isolino Vaz, cujo centenário se celebra este ano (1922-2022) será homenageado no dia 15 de outubro, às 21 horas, no Ginásio Clube de Faro, num recital de violoncelo e piano.
Ao violoncelo estará a filha do pintor, Isabel Vaz e ao piano, Vasco Dantas.
A entrada tem um custo de oito euros para o público e cinco para sócios.
O último concerto do mês de outubro será de novo no Clube Farense, dia 21, às 21 horas, num recital de piano dedicado à música de Bach, Beethoven e Brahms, interpretada pelo pianista e pedagogo alemão, Heribert Koch.
Por fim, o Algarve Music Series encerra em Loulé, onde se iniciou no passado dia 3 de setembro, com um concerto que assinalou a inauguração da Igreja Matriz.
O último concerto desta sétima edição está marcado para o dia 21 de novembro, em horário a confirmar, no Cineteatro Louletano.
Em homenagem ao escritor José Saramago, o «Algarve Music Series» apresenta um espetáculo a não perder, que conta com a participação da atriz Catarina Wallenstein e texto de Pedro Braga Falcão, inspirado na obra «As Intermitências da Morte».
A música é de Franz Schubert – Quinteto de cordas em dó maior, interpretada por André Gaio Pereira, Tomás Soares, Diede Verpoest, Beatriz Raimundo e Isabel Vaz.